terça-feira, 5 de outubro de 2010

Golfinhos

Golfinhos

O boto cinza (Sotalia guianensis) pode ser freqüentemente encontrado nas enseadas do Madeiro e Curral, também conhecidas como Baía dos Golfinhos e laguna de Guaraíras. O boto cinza, ou Tucuxi, como é conhecido na região do Amazonas são monitorados atualmente pelo Projeto Botos de Pipa, da UFRN. O estudo abrange o comportamento, distribuição e ecologia destes carismáticos mamíferos marinhos.

Alguns estudos demonstram que esses animais são vistos exclusivamente em zonas costeiras, habitando baías, estuários e lagunas.

Geralmente podem ser encontrados ao longo da costa leste da América do Sul e Central, tendo como limite norte a Nicarágua e limite sul, o estado de Santa Catarina.

Os golfinhos habitam águas pouco profundas, sendo os estuários e enseadas importantes áreas de alimentação a base de tainha, saúnas, sardinhas, lulas e crustáceos.

As áreas estuarinas e enseadas, por serem locais protegidos, podem também ser utilizadas pelo boto cinza para descanso e cuidado com os filhotes.

É um dos menores cetáceos. Seu comprimento médio é de 1,8m, podendo atingir um máximo de 2,2m. Os filhotes medem 1/3 do comprimento dos adultos e são auxiliados pelos adultos logo ap ós o nascimento no aprendizado para respiração, pesca, brincadeira.

Essa espécie atinge a maturidade sexual com cerca de 1,4m. O boto cinza é uma espécie social, variando os agrupamentos de dois a seis indivíduos.

Poucos estudos envolvendo comportamentos do boto cinza e a ecologia foram realizados até o momento. Podemos destacar o registro do comportamento aéreo e de pesca, comportamento de brincadeira, padrão de residência e uso de área e interações com humanos na pesca.

 
Golfinho na Praia do Curral
Foto: Luciana O. Link
Golfinho na superficie
Golfinho na superficie

Nenhum comentário:

Postar um comentário